Bezerra de Menezes : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Bezerra de Menezes

Bezerra de MenezesDuzentos mil espectadores em três semanas de exibição. Para os padrões brasileiros, pode-se considerar o filme Bezerra de Menezes, o diário de um espírito um fenômeno cinematográfico conforme a reportagem da revista Veja dessa semana. É sabido que a revista é notória por reportagens sensacionalistas e utiliza-se de palavras preconceituosas em relação à doutrina espírita a começar pelo título "Sessão Espírita", mesmo assim, chama a atenção o sucesso do filme e o fato dele render uma reportagem de uma página.

Sempre considerei válido a divulgação da doutrina espírita de forma séria, sem sensacionalismo, e nisso o filme é bastante feliz, principalmente na melhor cena do mesmo quando um materialista vai provocar o Dr. Bezerra em uma sessão mediúnica. O personagem principal, merece todas as homenagens possíveis por seus feitos enquanto encarnado e pela continuação do serviço ao bem que ainda proporciona com sua equipe médica espiritual.


Porém, cinema não é religião, pelo menos não na definição formal que se constitiu de um doutrina que liga o homem a Deus, e, ao fazer um filme, temos que pensar nos princípios cinematográficos e construir algo bem feito. Neste ponto, "O diário de um espírito" está longe de atingir a meta. A Veja tem razão, o filme é tosco. Tosco porque tem um roteiro pífio, mal construído e amarrado por uma narração monótona com uma trilha enfadonha. Algumas atuações são sofríveis, como a do ator Magno de Carvalho que faz o Bezerra jovem e a participação de Caio Blat é totalmente inexplicável (menos de dois minutos na tela) servindo apenas para aumentar o crédito do filme.

Lembrando do documentário Espiritismo sobre a vida do codificador da doutrina espírita, Allan Kardec, ou do filme de ficção Os orfãos, da produtora Melion Filmes temos os indícios de que as instituições espíritas estão começando a pensar o cinema como uma forma de expressão válida para a doutrina, porém é preciso mais que boa vontade para se fazer um filme. Podemos pegar o exemplo da novela A Viagem da Rede Globo, uma ficção com certos excessos, porém que não deixa de ser bem feita e atinge ao objetivo de entreter com uma moral por trás. Dramaturgia que faz pensar, esse tem que ser o objetivo, mas antes de tudo uma boa dramaturgia.

Pelo cinema, pelo valor como obra, tenho que dizer que Bezerra de Menezes, o diário de um espírito é lamentável, um dinheiro jogado fora. Como divulgador da mensagem espírita, deixa a desejar, já que pouco explica sobre ela durante o filme, mas é válido já que chama a atenção para mesma. Como homenagem a um homem notório e exemplo a ser seguido, é mais que justo, e este é o motivo das salas de cinema estarem lotadas. Fica o questionamento de como seria maravilhoso se pudéssemos juntar, tal qual a doutrinha que se proclama Ciência, Religião e Filosofia, esses três fatores em um único filme.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.